Prefeitura Municipal de Guarujá


Nossa cidade possui 22 km e 310 metros praias de beleza inigualável, de incrível brancura e de excelente balneabilidade o ano todo, sendo elogiadas em todo país, e conhecida em todo o mundo como a Pérola do Atlântico.

GUAIÚBA
Extensão: 790 metros

A Palavra Guaiúba em tupi-Guarani significa: Local de água agitada ou tempestuosas ou ainda, GUA – enseada, lagoa; YU – amarela e BA – em = na enseada amarela. Interessante citar que suas areias têm um leve tom amarelado e realmente ela está de frente para o Sul. Possui uma rica vegetação de Mata Atlântica. Com a floresta preservada, a praia do Guaiúba possui quiosques que tem aspecto de restaurantes que servem deliciosos petiscos e pratos a base de frutos do mar. O seu calçadão bem arborizado permite descansar sob a sombra de árvores que estão as décadas no local. Durante a maior parte do ano a praia do Guaiuba é calma e suas águas claras atraem o turista para um mergulho, principalmente ao redor da “Ilha do mato”. Entretanto o Guaiúba também tem ondas de ótima qualidade para a prática do surf que costumam ser mais freqüentes nos meses de Julho a setembro.

TOMBO
Extensão: 900 metros

Tem esse nome devido à sua formação geológica, com ondulações fortes, forma vários buracos que provocam “tombos” aos mais desatentos. Existe uma lenda, que os escravos eram aprisionados em grutas existentes nas encostas do morro para depois serem atirados ao mar e com isso, o mar se revoltou. A praia é palco de campeonatos de surf de nível nacional e local preferido para treino de profissionais do esporte, por essa razão tem um palanque fixo para estes tipos de eventos. À noite, bares e quiosques temperam ainda mais a azaração no local. A praia é boa para banhistas, mas atenção às sinalizações dos Bombeiros.

ASTÚRIAS
Extensão: 1100 metros

Originalmente esta praia tinha o nome de Guarujá. No entanto, dois ex-marinheiros do navio Príncipe das Astúrias, abriram um bar no local com o nome da embarcação, local este onde muitas pessoas marcavam encontros. Praia Badalada, bonita e boa para banho. Esta é a praia preferida dos surfistas de Long Board.

PITANGUEIRAS
Extensão: 1800 metros

O nome original era “praia das laranjeiras” devido à chácara da moradora, D. Maria Malta ser cultivada com Laranjeiras, mas por conta de uma praga que destruiu as laranjeiras a Proprietária passou a cultivar Pitangueiras no local. A praia passou então a ser conhecida como “praia das pitangueiras”. Pitangueiras é uma praia de águas claras, boa para banhistas e também para esportes como de vela e surf, inclusive com iluminação noturna no canto do Morro da Campina (Maluf).

ENSEADA
Extensão: 5600 metros

A maior praia de Guarujá tem águas claras e muitas ondas. O meio e o canto direito são mais procurados para a prática de surf, o lado esquerdo é mais calmo, ideal para a prática de esportes náuticos e possui rampas de acesso do calçadão a areia, específicas para lanchas e Jet skis. Foi muito utilizada antigamente para o desembarque de escravos. Possui aproximadamente cem quiosques distribuídos em toda sua orla para atendimento ao turista, no local há a maior concentração de hotéis e pousadas da cidade e importantes eventos esportivos são realizados no agito do verão.

PERNAMBUCO
Extensão: 1650 metros

A palavra Pernambuco tem origem tupi-guarani: Parna-mbuca, que quer dizer o furo ou entrada, buraco ou passagem natural do recife. Em nhegatu, dialeto indígena, significa jorro do mar. Com fundo de areia e boas ondas, que em determinadas condições tornam o dia de surf inesquecível. Além de bonita a praia também é muito badalada. Pernambuco conta com uma vista privilegiada para a Ilha dos Arvoredos, escolhida por Fernando Eduardo Lee, (um Visionário Engenheiro Americano, naturalizado brasileiro) como paraíso para suas pesquisas onde foi utilizada pela primeira vez no Brasil a energia solar, foi palco de experiências na piscicultura, genética vegetal, energia eólica tornando a Ilha auto-sustentável. As visitas à ilha são rigorosamente controladas.

MAR CASADO
Extensão: 500 metros

Recebeu este nome devido sua geografia. Quando a maré enche, suas águas se encontram com as da Praia de Pernambuco causando um bonito efeito natural. A Ilha do mar casado é a responsável por esse fenômeno, localizada entre as duas praias. É um ótimo local para banhistas devido suas águas calmas e claras a maior parte do ano.

PEREQUÊ
Extensão: 2400 metros
O significado deste nome seria Pira-Ike=entrada de peixe para alimentação ou desova em tupi, que se refere a um pequeno rio que deságua na praia, “o rio do peixe”, quando a maré enche, algumas espécies de peixes e siris adentram no rio e na vazante alguns saem junto com a correnteza, é o caso dos siris que podem ser facilmente capturados, pois eles vêm rolando na forte correnteza. Nesse rio também pode ser encontrado lontras, capivaras e uma grande variedade de pássaros. A praia de Perequê está localizada a leste da ilha, após a praia do Pernambuco. Perequê é a maior colônia de pesca de Guarujá e também reduto de caiçaras. No lado esquerdo da praia tem uma pequena cachoeira.

SANTA CRUZ DOS NAVEGANTES
Extensão: 750 metros
Fica numa vila de pescadores e caiçaras. Quando Américo Vespúcio descobriu a Ilha de Santo Amaro em janeiro de 1502, ancorou seu navio justamente nesta praia, por ser geograficamente segura dos ventos e das ondas de sul predominantes na região, por isso a praia foi homenageada com o nome “Santa Cruz dos Navegantes”.

GÓES
Extensão: 250 metros
A praia do Góes é habitada por uma colônia de pescadores, e Caiçaras. Praia de águas mansas que conta com serviços de alimentos e bebidas de boa qualidade. O acesso é feito por uma trilha a partir da Praia de Santa Cruz dos Navegantes em Guarujá ou por embarcação através da Ponte dos Práticos na cidade de Santos. O Pôr do Sol é um dos mais lindos da região.

FORTALEZA DA BARRA GRANDE
Extensão: 30 metros
Localizada junto à guarita do lado sudoeste da Fortaleza. Praia pouco conhecida, freqüentada pelos moradores da praia de Góes e de Santa Cruz dos Navegantes e por alguns turistas aventureiros que procuram praias escondidas, boas para banho por não possuir ondas.

MONDUBA
Extensão: 400 metros
Anteriormente era um sítio, praia de areias finas, brancas e águas em permanente tom de esmeralda. Local onde o engenheiro João Monteiro de Barros, projetou o Forte dos Andradas. Seu acesso é restrito, controlado pela Bateria Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro (Forte dos Andradas).

CHEIRA LIMÃO
Extensão: 20 metros
Pequena praia com águas calmas situada logo após a Ponta dos Limões. Um bom local para mergulho livre e pesca com molinete.

SANGAVA
Extensão: 170 metros
Em tupi-guarani significa: Alagado, empraiado. Conhecida também como congava; pequena praia localizada no extremo oeste da ilha de Santo Amaro, local agradável de águas calmas e claras, parada obrigatória pra um mergulho livre e caça-submarina. Acesso por trilhas ou por barco, na maior parte do ano pouco frequentada devido à dificuldade de acesso e mais frequentada por turistas em diversas embarcações durante os dias ensolarados de verão.

SACO DO MAJOR
Extensão: 400 metros
É uma das praias mais isoladas de Guarujá. Suas águas calmas e transparentes convidam o visitante para um banho de mar inesquecível. Frente a uma antiga propriedade particular. Cercada de morros com vegetação de Mata Atlântica, seu aceso é por trilha desde que autorizada por seus proprietários. O principal acesso é por Mar.

FORA OU MOISÉS
Extensão: 50 metros
Pequena praia de águas calmas, por localizar-se em área militar pertencente ao exercito e seu acesso não é permitido.

BUENO
Extensão: 400 metros
Está situada em área militar (Forte dos Andradas), logo seu acesso é restrito.

ÉDEN
Extensão: 50 metros
Fica no morro do Sorocotuba entre a Praia da Enseada e a Praia do Pernambuco. O local tem acesso para automóvel e motocicleta, mas para chegar à praia é necessário descer uma pequena trilha na encosta do morro. A Praia tem águas calmas e claras, é indicada para banhistas, mergulho livre e pesca de molinete em sua costeira.

SOROCOTUBA
Extensão: 100 metros
Do tupi, Soroc, quer dizer buraco ou fenda no solo e Tuba, o Criador. Fica no morro de Sorocotuba, dentro de um condomínio fechado onde o acesso não é permitido. O melhor acesso é por mar.

SÃO PEDRO
Extensão: 1400 metros
Praia com ondas fortes e transparentes localizada dentro de um condomínio, o acesso se faz a pé ou de barco. Distante 4 km da Estrada Guarujá – Bertioga, no Parque Serra do Guararu, possui muita vegetação de Mata Atlântica. As ondas são ótimas para o surf.

CONCHAS OU PC
Extensão: 150 metros
Praia com águas cristalinas e calmas. Está localizada dentro do condomínio Iporanga, esta aproximadamente a 4 km da Estrada do Parque da Serra do Guararú. Um bom local para mergulho.

IPORANGA
Extensão: 800 metros
Do tupi-guarani: Poranga significa bonito e Y, rio; Rio Bonito. Está aproximadamente a 25 km do centro da cidade. Cercada pelas matas, fica uma linda cachoeira que forma uma piscina natural. Sua praia tem águas claras e calmas sendo indicada para banhistas e mergulho.

PINHEIRO OU ITAGUAÍBA
Extensão: 700 metros
Cercada por uma bela mata fica localizada logo após a praia do Iporanga, também dentro de um condomínio é uma praia curta com fundo de areia e com ondas agradáveis. Seu acesso é pela própria praia do Iporanga ou por mar.

CAMBURÍ
Extensão: 300 metros
A praia é uma das mais isoladas de Guarujá, com águas claras e um pequeno rio formado por uma nascente no alto da floresta que deságua no mar. À primeira vista, o lago dá a impressão de água escura, mas é apenas o resultado dos minerais depositados em seu fundo. O acesso é feito por trilha ou por mar. Camburí tem origem do Brasílico e significa árvore grande.

PRETA
Extensão: 200 metros
Pequena praia com acesso através de trilha ou pela costeira rochosa feita a partir da praia Branca, cercada pela Mata Atlântica, é mais uma das praias isoladas da ilha de Santo Amaro. É uma ótima praia para banhistas e mergulho observatório, devido suas águas calmas e transparentes a maior parte do ano. Esse nome se dá devido as rochas de cor escura responsáveis pelo incrível contraste entre a praia e sua vizinha um pouco mais famosa, a Prainha Branca.

BRANCA
Extensão: 1350 metros
Esta praia situa-se no extremo leste da Ilha de Santo Amaro, extensa, com ondas fortes no seu lado esquerdo e mar calmo do seu lado direito. A praia abriga a antiga colônia de pescadores caiçaras que mantém até hoje festa tradicionais como o reizado trazido do nordeste. Seu acesso é feito por trilha ou pelo mar.

ARMAÇÃO DAS BALEIAS
Extensão: 50 metros
Esta praia situa-se no extremo leste da ilha de Santo Amaro. Com suas areias voltadas para o canal de Bertioga não possui ondas e é um ótimo local para pesca com molinete. Seu acesso é feito por trilha ou através de barco.