Prefeitura Municipal de Guarujá

Canil Municipal São Lázaro

Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h.
Endereço: R. Profª. Maria Lídia Rego Lima, 301
Jd. Conceiçãozinha
Telefone: (13) 3387-7197

Por que Adotar?

A adoção animal é, acima de tudo, um ato de amor. Os cães e gatos não resgatados da rua, dos abrigos e dos serviços públicos municipais encontrão o desalento, a doença e a morte. A adoção é, portanto, um ato de solidariedade e, acima de tudo, generosidade. Os benefícios da adoção são inúmeros para os dois lados envolvidos: Nos humanos, a presença de um animal por perto pode provocar sensações positivas, como a redução da ansiedade e da inércia atenuando, inclusive, casos de depressão. Nos animais, o sentimento de ter encontrado um lar é demonstrado pela gratidão e fidelidade. O animal que interage com uma família humana se sente acolhido, seguro e feliz. Além disso, o ato diminui a população de animais errantes nas ruas e o sofrimento destas espécies que, há milhares de anos, acompanham o homem em sua evolução.

Por que adotar um animal adulto?

A maioria da população animal que hoje está disponível para adoção no Centro de Controle de Zoonoses é adulta. Se não adotados, estes anciãos podem passar o resto das suas vidas trancados em boxes sem terem a chance de possuir uma família, um canto só seu e muito carinho. É triste, mas é verdade! O animal não adotado fica no CCZ até o fim de sua vida.

O filhote é fofo. Isso é indiscutível! Mas também, em sua maioria, hiperativos, curiosos, dependentes, demandam, tempo e maior dedicação. Já os adultos tem temperamento conhecido, latem menos, não crescem e aprendem mais rápido. É mais fácil saber, antes de adotar, por exemplo, se ele é quieto ou brincalhão; reservado ou rabugento. Além de tudo isso:

  • Não choram a noite;
  • Defendem mais a casa;
  • São tanto para companhia quanto para diversão;
  • Não destroem mais – ou pelo menos não deveriam destruir – sapatos, móveis ou coisas do gênero.

Animais mais velhos merecem dignidade, respeito e amor. E também sabem retribuir o carinho lhes dado, pois tem um acentuado sentimento de gratidão.

Para quem se interessar, um texto sobre o assunto ‘Adoção de animal adulto’:
http://www.beanimal.com.br/index.php/2010/05/17/adocao-de-caes-adultos/

Animais para adoção