Leci Brandão prestou suas homenagens à Rainha do Mar, na Cidade

No último sábado (2), a 14ª edição da Festa de Iemanjá atraiu um público de 15 mil pessoas, entre munícipes e turistas, em Guarujá. O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura, que promoveu atividades afro-culturais. De acordo com o secretário da pasta, “a 14ª edição foi inédita e atraiu participantes de São Paulo e do interior do Estado, incrementando o turismo local e, principalmente, a valorização da cultura de um povo”.

A tradicional procissão foi realizada, saindo do Teatro Municipal Procópio Ferreira até a Praia da Enseada, com homenagens, toque de tendas e entrega de oferendas para o Orixá das Águas. A festa contou com a presença da cantora e deputada estadual, Leci Brandão, que prestou homenagens à ‘Rainha do Mar’.

Maurício Leal, mais conhecido como ‘Pai Maurício’ ressaltou que “a Festa de Iemanjá é muito importante porque proporciona o resgate cultural e une pessoas pela fé”.

O evento contou com diversas atrações como o grupo de percussão Parakunde, Afroketu, Samba do Zazá com Leandro Zazá e Teatro Itans Omorode Odenio, entre outros. Além das apresentações artísticas e culturais, o público também pôde prestigiar o Centro de Exposição, que oferecia diversos estandes com artesanatos.

Leandra Ágata Lima dos Santos, 17 anos, percussionista do grupo Parakundê, participou pela primeira vez da Festa de Iemanjá. “A participação do grupo foi especial, tanto pela importância cultural da festa quanto pela interação com o público”, destacou.

A Associação Cultural Afroketu participa desde a primeira edição da festa. Rafael Rodrigues, representante do coletivo destacou que “a festa é muito importante para todos de religiões de matrizes africanas, visto que afirma a herança deixada pelos nossos ancestrais”.