11 fev 2019

Cerca de 34 mil alunos retornam às aulas na próxima semana

Maioria das escolas volta na segunda-feira (dia 11); exceto as unidades EM Dirce Valério, Magdalena Cardoso e Almeida, que por conta da Operação Verão retomam no dia 14 (quinta)

Os 34 mil alunos da rede municipal de Ensino de Guarujá voltam às aulas na próxima semana. E a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) vem realizando um trabalho de pequenos reparos junto às unidades, para receber os alunos com mais segurança e conforto.

A maioria das unidades da rede municipal já retorna às aulas na segunda-feira (11). Exceto as escolas Dirce Valério, Almeida Júnior e Magdalena Cardoso, que retomarão somente no dia 14 (quinta-feira), devido aos policiais que atuam até esta sexta-feira (8), durante a Operação Verão na Cidade e que ficaram alojados nesta temporada de verão.

De acordo com o vice-prefeito e titular da Sedel, todos os esforços estão sendo feitos para garantir um ano letivo bastante produtivo, assim como foi em 2018. “O ano passado foi muito importante para a Educação do Município. Tivemos uma série de avanços como: ampliação de vagas em creche, entrega de uniformes e material escolar, atingimos o melhor Ideb dos últimos 12 anos, novo mobiliário das escolas, entre tantas outras ações”, destacou.

Ele acrescenta ainda que os 34 mil alunos vão começar a receber os kits e uniformes. “Ambos já foram licitados. E a nossa previsão é de que possamos concluir essas entregas ao final do mês de março”. Para a aquisição dos uniformes, a Prefeitura investiu um total de R$ 3.028.407,14. Vale lembrar que o contrato para o uniforme foi celebrado ano passado compreendendo 2018 e 2019.

Já com relação aos kits escolares, o recurso aplicado pela Sedel foi de R$ 3.414.600,00. Os itens possuem diferenciação entre os níveis de ensino e basicamente são compostos por: cola branca, massa de modelar, giz de cera, borracha, papel almaço, lápis de cor, tesoura, papel sulfite, rolo para pintura, apontador, pasta ofício, caderno, tinta guache, caneta, kit geométrico, régua, minidicionário, etc.

Apenas três escolas iniciam as aulas no dia 14 Diferentemente das demais escolas da rede municipal de ensino, as unidades Dirce Valério Gracia, Magdalena Cardoso e Almeida Júnior, no Jardim Tejereba, retomarão as aulas na quinta-feira (14). O motivo é a saída dos policiais, que encerram nesta sexta-feira (8), a sua atuação durante a Operação Verão na Cidade. Essas unidades receberão serviços de limpeza, e serão reorganizadas para o devido retorno dos seus estudantes.

Execução dos Hinos nacional e de Guarujá agora é obrigatória na rede municipal

Neste ano, a rede pública de ensino de Guarujá passa a executar, de maneira obrigatória, os hinos nacional e de Guarujá, duas vezes por semana. A medida da Prefeitura foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 4 de janeiro, por meio do decreto nº 12.940.

Além disso, a iniciativa também compreende o hasteamento dos Pavilhões nacional, estadual e municipal. Fica facultado às diretorias das unidades de ensino, o dia e horário de cumprimento do decreto. A execução vocal e o hasteamento dos pavilhões serão realizados sob a orientação do corpo docente dos estabelecimentos de ensino.

“Retomamos a Semana da Pátria e o Desfile da Primavera, e agora a execução dos hinos nas escolas. É uma ação importante, pois com o passar do tempo isso acabou se perdendo. Nosso objetivo é o de estimular cada vez nos nossos estudantes, o amor à sua escola, à sua Cidade, e também ao seu País”, declarou o vice-prefeito.