Serviço já funciona desde julho do ano passado, no bairro Santa Rosa

Na próxima quarta-feira, 14 de novembro, Dia Mundial de Conscientização do Diabetes, a Prefeitura de Guarujá realiza a cerimônia oficial de inauguração da Unidade de Especialidade em Diabetes e Obesidade Infantojuvenil “Docinhos”. O Programa, que é referência na Cidade no que diz respeito ao diabetes e obesidade, está em sede própria.

A solenidade acontece a partir das 14 horas, na Avenida Manoel da Cruz Michael, 333, no bairro Santa Rosa, e contará com a presença do chefe do Executivo, secretários e demais autoridades. A Unidade fica bem ao lado do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec), Isabel Ortega de Souza.

A coordenadora do Programa da Unidade de Especialidades em Diabetes e Obesidades Infantojuvenil da Secretaria de Saúde, conta que uma sede própria, era um antigo anseio dos pais dos participantes.

“Estamos muito felizes, pois a Administração do prefeito, tem feito a diferença no nosso Programa. Ele teve um olhar diferenciado e nos propiciou um local adequado, o que era uma grande necessidade”, comemora.

No espaço funcionava a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Rosa. Totalmente reformado, agora o local possui cinco consultórios, três banheiros, copa, depósito, salão principal de espera, recreação e salas administrativas. Também foi criado um espaço para paisagismo, pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Os principais serviços executados no local foram: conserto do telhado, pintura e revisões elétricas e hidráulicas.

Desde a sua criação em 2004 até, o Programa Docinhos já passou por diversos locais. Por cinco anos, o Serviço funcionou na antiga Unidade Mista (hoje Pronto Socorro Infantil de Vicente de Carvalho), ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Avenida São João.

Posteriormente, o Serviço teve que ser transferido para a Farmácia do Cidadão (também no Distrito), onde permaneceram por dois anos e, por fim, desde julho do ano passado estão na nova sede, onde também funciona o Programa de Obesidade I infanto-juvenil. “Também trouxemos o Programa de Obesidade, que antes funcionava no ARE na Vila Júlia e no Guaibê”, explica.

Desenvolvido há quase 20 anos, o Programa é pioneiro na Região e é voltado à prevenção da obesidade infanto-juvenil. Desde abril deste ano, atende uma média de 200 pacientes por mês – com idade entre 2 e 19 anos, cadastrados na Unidade. Em 2017, foram atendidos pelo Programa cerca de mil pacientes. Guarujá é a única cidade da Baixada Santista a desenvolver um programa voltado ao público infantil e adolescente

Serviço – O “Docinhos” funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, na Avenida Manoel da Cruz Michael, 333, Santa Rosa. Informações: 3383 2025.