Prefeitura Municipal de Guarujá

Encontro contou com a presença de diretores de trânsito das nove cidades da Região Metropolitana

Guarujá recebeu a 5ª Reunião de Governança da Baixada Santista, promovida pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A reunião foi realizada na última sexta-feira (24), no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, e contou com a presença de diretores de trânsito das nove cidades da Região Metropolitana.

O objetivo do encontro é unir esforços e compartilhar experiências de ações de mobilidade e segurança no trânsito. Na ocasião, foi discutido o desenvolvimento do transporte cicloviário na Região e o tema: “As bicicletas e o futuro das Cidades”.

A bicicleta é uma tecnologia simples, que se mantém útil e eficiente, desde o século XIX até os dias de hoje. Estima-se no Brasil uma frota circulante de 30 milhões de bicicletas. Investir no transporte cicloviário se torna uma solução para os problemas das grandes cidades, tais como: congestionamentos, poluição, má ocupação do espaço público, crise econômica, entre outros.

Durante o encontro, foi apresentado modelos de estrutura cicloviárias: vias compartilhadas, ciclofaixas e ciclovias. O modal além de ter como base a sustentabilidade, proporciona qualidade de vida, saúde e desenvolvimento social.

Guarujá possui um Plano de Mobilidade Urbana, instituído pela Lei Complementar nº 216/2017. É um instrumento orientador e normativo da política de Mobilidade Urbana, buscando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e trânsito das pessoas e cargas no território do Município.

 

Movimento Paulista

O Movimento Paulista tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020. O Comitê Gestor é coordenado pela Secretaria de Governo do Estado.

There are no comments yet, but you can be the first



Comments are closed.