Semana de Museus agita a Fortaleza da Barra Grande | Guarujá

Programação terrmina nesta quinta-feira (17)

Na última terça-feira (15) aconteceu a cerimônia de abertura da 16ª Semana de Museus em Guarujá. O tema deste ano é “Museus Hiperconectados” e na Cidade, o local que recebe o evento é o Museu Histórico da Fortaleza da Barra Grande (Rua Messias Borges, s/n – Santa Cruz dos Navegantes).

Para a abertura do evento, que segue até quinta-feira (17), estavam presentes representantes de diversos setores e locais. Além da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) figurada pelo secretário Paulo Roberto Fiorotto e pela diretora de patrimônio histórico Mônica Dayge, estavam representantes do legislativo municipal e a 1ª vice-presidente da Pinacoteca Benedito Calixto, Diva Kodama.

Durante a cerimônia houve a palavra do Coronel Élcio Rogério Secomandi, que fez uma breve palestra sobre a importância da Fortaleza para a sociedade e como ela deve ser apoiada como patrimônio. Também aconteceu uma homenagem ao mais antigo funcionário do local, o José Urbano de Araújo, que ajudou na restauração do Museu há 20 anos e trabalha até hoje na Fortaleza. Emocionado, ele recebeu um certificado da Prefeitura do Guarujá que o homenageia pelo trabalho prestado. “Eu trabalho aqui com muito amor, com muito carinho. O museu é como se fosse a minha casa e eu estou muito honrado de receber essa homenagem”.

As intervenções artísticas ficaram por conta do Coral Municipal, que alegrou o público com músicas brasileiras e internacionais. O poeta Ivan Di Ferraz recitou ainda uma de suas obras, onde conta a história da Fortaleza.

Para o secretário de Cultura, o evento representa um reconhecimento do monumento histórico. “É dada cada vez mais importância para a Fortaleza. Podemos perceber isso pela presença e qualidade das pessoas que recebemos aqui hoje, percebe-se que gradativamente a sociedade da Baixada Santista vai dando mais valor a este patrimônio que é de todos nós”.A programação da 16ª Semana de Museus se encerra nesta quinta-feira.

Confira as atividades:

10 às 13 horas