Equipamento Municipal realiza o Cadastro Único que dá acesso aos programas sociais do Governo Federal. Em Guarujá, 22.992 mil famílias estão cadastradas

A Casa de Assistência Integrada (CAI) de Guarujá, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) recebeu na última quinta-feira (28), a visita de técnicos da Divisão de Programas Comunitários de Cubatão. Os profissionais vieram ao Município para conhecer o funcionamento da unidade, a fim de implantarem o modelo naquela cidade.

A Casa Cai realiza o Cadastro Único que dá acesso a 22 Programas Sociais do Governo Federal, tais como, Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso, BPC/Loas, entre outros. Em Guarujá, 22.992 mil famílias estão incluídas no cadastro. Durante a reunião foram apresentados os fluxos de atendimento, a articulação com a rede socioassistencial e todo o sistema operacional.

“Fizemos uma pesquisa e descobrimos que Guarujá tem esse modelo centralizado de cadastro e viemos conhecer como funciona a distribuição de trabalho, espaço físico e a articulação com a Rede. O Município de Cubatão está caminhando para implantar também esse modelo”, afirmou a chefe a Divisão de Programas Comunitários de Cubatão, Ana Carla Soares Costa.

Para a gestora do Programa Bolsa Família municipal, o encontro foi produtivo, possibilitando a troca de experiências entre os municípios, enriquecendo a discussão sobre os mecanismos de gestão do Cadastro Único, instrumento fundamental para o acesso aos programas sociais pelas pessoas em vulnerabilidade social, o que ficou evidenciado neste período de pandemia.

CadÚnico
O CadÚnico identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Dentre as informações registradas estão: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Serviço
A Casa Cai funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas e está localizada na Avenida Adhemar de Barros, 656 - Santo Antônio. O Cadastro Único é destinado às famílias de baixa renda, que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. O munícipe deve agendar atendimento em um dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa. Informações pelo telefone(13) 3382-4444.

Cras Enseada – Rua Dr. Fernando Nascimento, 640 - Cidade Atlântica. Contato: Tel. (13) 3392-1148. Atendimento: 8h às 17 horas
Cras Morrinhos – Rua Manoel Vicente Brito, s/nº – Morrinhos III -Contato: Tel. (13) 3386-1018. Atendimento: 8h às 17 horas
Cras Santa Rosa-Rua Azul Loureiro, n° 1020 – Santa Rosa - Contato: Tel. (13) 3358-2011.Atendimento:8h às 17 horas
Cras Vicente de Carvalho – Rua Oswaldo Aranha, n° 800 – Jardim Maravilha - Contato: Tel. (13) 3342-7603.Atendimento: 8h às 17 horas